Quem Somos

QUEM SOMOS

Como surgiu o Sined

SINED (SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE MEIO AMBIENTE) é a entidade de classe patronal voltada para a defesa dos direitos e interesses das empresas de micro, pequeno, médio e grande porte cujas as CNAES enquadram-se nas categorias e subcategorias econômicas que atuam direta ou indiretamente na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade Ambiental.

Nosso Sindicato Empresarial tem como objetivo principal além da representação institucional, proporcionar as empresas do setor suporte, qualificação, assessoria e consultoria as empresas e empreendedores do setor.

No SINED as empresas afiliadas terão acesso primeiro as informações e oportunidades dos principais fundos de financiamento na área de Defesa e Proteção do Meio Ambiente.

Como surgiu

Década de 90

O SINED foi uma semente plantada no início dos anos 90, quando jovens lideranças políticas e empresários fluminenses às voltas com a Conferência Mundial da ONU, ECO 92, realizada no Rio de Janeiro, colocaram as questões de Preservação do Meio Ambiente e de Sustentabilidade Ambiental nos processos e atividades produtivas definitivamente na pauta da empresas para o Séc XXI que se aproximava.

Liderança

Década de 90

Liderados pelo saudoso jornalista e empresário Milton Steimbruch, que já trazia também a experiência do setor público, porque já acumulará passagens pelo poder executivo como vice-presidente da Embratur, pelo poder legislativo como deputado federal e pelo poder judiciário como desembargador do TRT-RJ, um grupo de empresários começou a se reunir em torno da idéia de criar uma entidade que trouxesse, para o debate e para as práticas do nosso ambiente empresarial, aquele debate já tão destacado nos chamados países desenvolvidos do hemisfério norte.

Temas importantes em alta

Década de 90

Ao longo da década de 90 e da primeira década do Séc XXI, a Sustentabilidade Ambiental, as Mudanças Climáticas, a Preservação, o manejo e a gestão sustentáveis dos recursos naturais dos eco-sistemas e dos recursos hídricos e o desenvolvimento de matrizes energéticas limpas e não poluentes ganharam centralidade não apenas no debate político nacional e internacional, mas também nos principais fóruns de debates de gestão corporativa, tornando a Sustentabilidade Ambiental condição sine qua non para a atividade empresarial lícita e reconhecida socialmente. Foi nesse contexto que surgiu nas principais escolas de gestão de negócios o conjunto de valores e práticas de gestão que passaria a nortear o ambiente de negócios no terceiro milênio a chamada ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização empresarial ou estatal).

O surgimento

Ano de 2013

Assim, depois de uma jornada de mais de 10 anos, surgiria o SINED em 2013, tendo entre seus membros fundadores o finado e saudoso Milton, que seria o nosso primeiro presidente, assim como a atual diretoria. Nosso Sindicato Empresarial tem como objetivo principal além da representação institucional, proporcionar às empresas do setor suporte, qualificação, assessoria e consultoria as empresas e empreendedores do setor.

Assista um vídeo do Sined

Uma entidade de classe patronal voltada para a defesa dos direitos e interesses das empresas de micro, pequeno, médio e grande porte. 

SEJA UM ASSOCIADO

Obtenha todos os Benefícios e Vantagens do Sined

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PATRONAL

SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE.

SINED CNPJ. 02.175.227/0001-01

EDITAL DE INFORMAÇÃO AS EMPRESAS DA CATEGORIA ECONÔMICA DE MEIO AMBIENTE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PATRONAL.

Comunicamos a todas as empresas do meio ambiente do RJ, que de acordo com decisão exarada pelo STF em 11/09/2023 o recolhimento da CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL é devido pelas empresas (com fundamento nos artigos 8º inciso IV CF/88 e art.584 da CLT), desde que instituído por acordo ou convenção coletivos, para todos os integrantes da categoria econômica, ainda que não sejam sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição.

Em se tratando de sindicato de empregadores, por questão de isonomia e porque o modelo sindical é um só, a decisão do STF, beneficiou também por extensão, ante a identidade de ratio juris os sindicatos patronais, nos mesmos termos fixados para implementação de cobrança pelo sindicato de empregados.

Devendo as empresas cuja CNAE incluem está representação sindical e que discordem deste recolhimento da CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PATRONAL prevista na Cláusula 53a da CCT, firmada entre o SINED e o SIMA, manifestar oposição ao pagamento através do e-mail: falecom@sined.com.br, no período de 13/10/2023 a 06/11/2023.

 

José D. Batista Chaves
Presidente do SINED